top of page

Atividade 1

Facebook 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criado por  Mark Zuckerberg, Andrew McCollum, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, o Facebook é uma rede social que tem como finalidade compartilhar vídeos, fotos, conteúdos diversos e mensagens com o intuito de divulgação de experiências, além das páginas comerciais que utilizam a plataforma como ferramenta para atingir um número maior de clientes. 
Em suma, o Facebook é um "diário" de fácil acesso que traz também oportunidades de conexão com pessoas, fatos, fotos, muitas dessas situações em tempo real. 

Podemos citar como exemplo, o caso do professor de História Pedro Henrique Castro, do Colégio Pensi, no Rio de Janeiro, que usou esta ferramenta com suas turmas do 1° ano do Ensino Médio, onde os alunos dividiam-se em grupos para criar e administrar perfis de personalidades do Renascimento. O desafio era fazer posts e comentários que revelassem características do período e dos personagens associando tudo ao contexto tecnológico da atualidade – o que, segundo o professor, “atende a um dos objetivos da História, que é usar o passado para pensar o presente”.
 

Fundadores-do-Facebook.jpg

Atividade 2

Revistas e jornais Online- Projeto WebQuest

Tema da tarefa: Como acolher um usuário de drogas?

Objetivo:

É notório através de mídias sociais que muitas vezes o usuário de drogas é julgado, não só pelo uso ou venda da droga em si, mas por todo o contexto social no qual está inserido. Tendo em vista este aspecto,  o objetivo da tarefa é conscientizar a criança com relação ao lado humano do indivíduo, no sentido de que a droga é também um problema de saúde, não, só de segurança.

Reportagem:

ticfgh.png

Proposta da Atividade:

  • Ler a reportagem;

  • Procurar significados de palavras desconhecidas;

  • Roda de conversa sobre o tema (debate);

  • A criança irá finalizar a atividade escrevendo um comentário sobre o que entendeu do que foi abordado.

Atividade  3

TEMA: O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO

 

 

 

FINALIDADE: Através dos vídeos levados para a sala de aula, as crianças terão a oportunidade de aprender o conteúdo de forma divertida.

​

OBJETO DO CONHECIMENTO:  Curta-metragem de aproximadamente 21 minutos de duração que traz o conteúdo de conhecimento: Preservação Ambiental (Água).

Filme: "Kauan e a Lenda das Águas" .

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES: 1. Assistir ao filme e ao mesmo tempo ir anotando palavras que desconhece o significado; 2. Procurar no dicionário o significado destas palavras e anotar; 3. Roda de conversa sobre a história do filme; 4. Registrar um comentário sobre as impressões que tiveram do filme;

​

RECURSO METODOLÓGICOS: 1. Filme gravado em recurso de mídia (Pen Drive, DVD); 2. TV ou notebook; 3. Fola A4; 4. Dicionário;

​

ATIVIDADE PARA CASA: Assistir aos vídeos: "Homem - Este vídeo não vai te deixar indiferente" e "Poluição da Água - O mar não está para peixe/ Biosfera" e trazê-los retratados em cartaz para expor no pátio da escola. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=E1rZFQqzTRc

HOMEM ESTE VÍDEO NÃO VAI TE DEIXAR INDIFERENTE

 

https://www.youtube.com/watch?v=n8KAFTJne4A

POLUIÇÃO DA ÁGUA – O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE

​

​

​

​

​

ABAIXO DO TEMA CINEMA.jpg

Atividade 4

  TEMA: VAMOS APRENDER CANTANDO 

 

 

 

 

FINALIDADE: a música escolhida servirá de ferramenta de exploração para o conteúdo sobre "Prevenção às Drogas". Este recurso tem o poder de chamar a atenção deste público por ser frequentemente utilizado como forma de entretenimento.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Música "Drogas" - Catedral que trará o principal conteúdo a ser trabalhado: "Prevenção às Drogas"

LETRA

DROGAS - CATEDRAL

​

Ter que se iludir ao se encontrar
Com mecanismos de uma bruta ilusão
E não sentir o que é real
O que é viver, o que é ser,
Se já não sente
Se ser drogado é ânsia de não ter querer
Pra que fugir
Se os problemas
Sempre vão amanhecer com você
E não tem fim

Droga, de só querer usar mais drogas
Há tanta coisa pra saber,
São tantos rumos pra tomar,
São tantas provas pra vencer,
Mas como se você
Em um seringa precisar se esconder
Pra não enfrentar,
A covardia sempre vai te perturbar
Vai acabar com você

O que é ser, se já não sente
Se ser drogado é ânsia de não ter querer
Pra que fugir
Se os problemas
Sempre vão amanhecer com você
E não tem fim
Vai acabar com você

​

Fonte: Musixmatch

Compositores: Kim

​


 

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES: 1. Apreciação musical para assimilação do conteúdo; 2. Conversar a respeito do conteúdo da letra; 3. A turma é dividida em grupos e cada grupo criará uma dramatização com base na música.
RECURSOS MEDTODOLÓGICOS: 1. Pen Drive, CD; 2. Aparelho de som .

aab8b888-e24f-43af-83db-cc4cd88de9b3.jpe
drogas.mp3Artist Name
00:00 / 03:12

Produção de Cartilha na forma de História em Quadrinhos

Atividade 1 - Pesquisa e  roteiro da História em Quadrinho

Tema proposto: Cuidados ou combate a dengue

​

Pesquisa

Dengue

​

A dengue é uma doença febril aguda sistêmica de origem viral. Nos últimos 50 anos, o número de casos de dengue no mundo tem aumentado dramaticamente. . A dengue afeta 128 países e é considerada uma doença negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986 registrando o maior surto da doença em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.

​

referencia:  https://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2016/11/campanha-contra-dengue-tera-depoimentos-de-pessoas-contaminadas.html

​

https://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/dengue?gclid=EAIaIQobChMIpaCCgeid5gIVEYWRCh3nogJOEAAYASAAEgLTe_D_BwE

​

https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/67,483935,04,12,principal-criadouro-do-mosquito-da-dengue-esta-nos-domicilios

​

​

Roteiro da História em Quadrinho

​

a) TEMA: “Um mosquito pode tirar uma vida. Algumas palavras podem salvá-la”. Descrição do tema: A história se desenvolve a partir da ideia de um professor em convidar pessoas que foram infectadas pelo mosquito da dengue. Essas pessoas deverão ser familiares ou conhecidos dos alunos e irão até a escola para darem seus depoimentos e assim conscientizar os ouvintes a respeito desta temática.

 

b) Apresentação dos personagens: Professor Paulo: Docente do 5º ano da rede estadual de ensino que irá tirar dúvidas de uma aluna após a aula sobre o Projeto lançado pela escola “Cuidados ou combate à dengue”. Aluna Michele: Aluna do 5º ano, super questionadora e que se interessou muito pela proposta colocada pelo professor em sala de aula. Michele vai fazer várias indagações sobre a temática sugerida pelo professor.

 

c) Apresentação do cenário: O diálogo se passa em uma sala de aula, após o horário pedagógico das crianças. Michele aproveitará para utilizar esse momento no qual a sala de aula está vazia para ter a conversa com o professor.

​

d) Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente. O professor estará de costas apagando o quadro da sala de aula quando Michele se aproximará do birô para fazer seus questionamentos. Toda a história se passará dentro deste formato.

​

e) Apresentação de uma situação problema O professor está executando uma das etapas do Projeto desenvolvido pela escola: “Cuidados ou combate à dengue”. Nesta etapa, que ele intitulou como “Um mosquito pode tirar uma vida. Algumas palavras podem salvá-la”, ele teve a ideia de convidar familiares ou parentes dos alunos que já tiveram dengue para darem seus depoimentos. O problema é: como recrutar esses pais, familiares para que venham até a escola de livre e espontânea vontade?

​

f) Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história: Michele vai até o professor lançar ideias e também buscar informações a respeito do tema da etapa do Projeto. Ela dá ideia de como chamar a atenção dos familiares para que venham até a escola: As crianças deverão criar entrevistas a respeito do tema e depois visitar possíveis candidatos a depoentes para entrevista-los e em seguida sugere ao professor que faça algum sorteio ou bingo e a pessoa vencedora ganhe algum utensílio doméstico após prestar seu depoimento no dia e horários combinados. O professor Paulo acha a ideia genial e acata.

​

g) Condução da história até a solução do problema e encerramento da história.


QUADRINHO 1
O professor está se despedindo das crianças como muita alegria
QUADRINHO 2
Após as demais crianças irem embora, Michele se aproxima e questiona o professor: “Professor Carlos, gostei muito da temática de hoje”. O professor responde com um sorriso: “Ah Michele, você sempre gosta de
tudo o que eu faço nas minhas aulas!”
QUADRINHO 3
Michele sorri de volta fala: “Tive uma ideia genial para a situação-problema ser resolvida rapidinho...” E o professor responde interessado:
“É mesmo?? Conte-me mais a respeito” – e aponta a cadeira para que ela se sente na cadeira em frente ao birô.
QUADRINHO 4
M – Bem, professor! Que tal o senhor fazer um sorteio ao final dos depoimentos aqui na escola? P – Parece uma ótima ideia! Explique-se melhor.
QUADRINHO 5
M – Por exemplo: eu preparo a minha entrevista, faço com o entrevistado e ao final, dou o cupom para o sorteio. E ele só poderá concorrer ao prêmio se estiver no local e horário acertado. E ainda dou um discurso para o entrevistado ter consciência que acima de tudo, ele estará alertando outras pessoas para que não sejam infectadas pela dengue.
QUADRINHO 6
P – Muito legal, Michele! Você pode aproveitar e me mostrar quais são as perguntas que você irá utilizar na sua entrevista? Melhor: finja que eu sou seu entrevistado. Como você me abordará?

QUADRINHO 7
M – A garota se ajeita como se estivesse incorporando o personagem e inicia sua entrevista. Enquanto isso o professor Paulo pensa: Essa menina promete um futuro brilhante!

QUADRINHO 8
A entrevista começa:
M – Bom Dia! Meu nome é Michele, tenho 10 anos e sou estudante da
Escola Estadual Cecília Meireles e gostaria que o senhor me respondesse algumas perguntas sobre “Cuidados ou Combate à dengue”. O senhor como uma pessoa que já foi infectada pela Dengue pode me contar como essa doença lhe atingiu?”
QUADRINHO 9
Ao que o professor adorando fazer o papel de entrevistado responde: P - Bem, minha esposa começou a juntar latas de tintas para fazer jarro para plantas. Essas latas foram acumulando água da chuva e atraiu o mosquito aedes aegypti, que é o nome do mosquito da dengue.
QUADRINHO 10
Michele fingindo espanto comentou: M – Nossa!!! O mosquito foi atraído para a sua casa? E o professor responde: P- Sim!!! Infelizmente o foco do mosquito da dengue está muito mais nas casas das pessoas do que
em outro lugar.
QUADRINHO 11
M – E quais são os outros tipos de foco do mosquito aedes aegypti que pode existir? P - recipientes plásticos, garrafas e latas, acumulados destampados nos quintais das residências e em entulhos de construção, caçambas e latas de tintas também deixadas abertas nos quintais,tanques em obras, borracharias e hortas; calhas lajes e toldos em desníveis, ralos de sanitários em desuso, piscinas não tratadas, entre outros.
QUADRINHO 12
M – Uau!! Então quer dizer que dentro da nossa própria casa podemos ter criadouros do mosquito da dengue! E o que pode ser feito sobre isso? P – Pois é! A participação da sociedade no combate ao mosquito da dengue é fundamental. Todos devem verificar em suas casas e eliminar os focos de água parada. Isso já é um grande passo para a
prevenção.
QUADRINHO 13
M – Senhor Paulo, o que o senhor começou a sentir após a picada? P - Primeira coisa que senti foram dores musculares intensas. A cabeça parecia que ia explodir de tanta dor e também passei a não querer comer nada e depois manchinhas vermelhas começaram a surgir no meu corpo.
QUADRINHO 14
M – Senhor Paulo, percebo que o senhor tem muitas informações a repassar para outras pessoas que podem ajuda-las a prevenção e combate à dengue. Seria possível o senhor ir até a minha escola dar um depoimento sobre este assunto? P – Infelizmente, não.
QUADRINHO 15
M – Como assim, não? O senhor não se sente feliz ajudando outras pessoas? P – Não é isso, é que eu não tenho tempo.
QUADRINHO 16
M – E se eu disser que o senhor estará concorrendo a um ventilador novinho, caso queira, aqui estão seus 3 cupons da sorte! P – Impossível recusar este acordo.
QUADRINHO 17

Há muitas pessoas da comunidade no pátio da Escola para a palestra . O professor com sorriso no rosto aperta a mão como cumprimento e parabeniza Michele. 
P- Nossa, Michele, sua ideia deu certo. Conscientizamos as pessoas na prevenção contra o mosquito da Dengue, vamos obter vários resultados positivos através dessa palestra. M- Sim professor Paulo,  estou muito feliz por ter colaborado. E tenho certeza que as pessoas vão sair daqui conscientes do cuidado que devem tomar  para impedir a manifestação do vírus Aedes aegypti.
QUADRINHO 18

No pátio da escola, entre as pessoas se destaca uma senhora muito feliz e imaginando:

- Como foi bom estar aqui. Preciso praticar todas essas medidas preventivas, tomando a vacina contra a dengue, evitar o acumulo de água, colocar telas nas janelas, areia nos vasos das plantas, desinfetante nos ralos, lixo no lixo, nossa, muito cuidado.

- Ah, e além disso, ganhei um ventilador maravilhoso!

​

​

Projeto Webquest com construção de um cordel

 

TAREFA PARA ALUNOS DO 5º ANO DO FUNDAMENTAL I

 

- A TURMA É DIVIDIDA EM GRUPOS DE 5 PESSOAS;

- DEVERÁ HAVER UMA DATA DE ENTREGA DE 20 DIAS, NA QUAL CADA GRUPO APRESENTARÁ O DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO;

- AS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

 

• PESQUISA SOBRE CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS QUE DEVE SER EXPOSTA ORALMENTE NO DIA DA ENTREGA DO TRABALHO E DEVERÁ DURAR 8 MINUTOS NO MÁXIMO. TODOS OS INTEGRANTES DO GRUPO DEVERÃO EXPOR ORALMENTE O SEU CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESTA ATIVIDADE É QUE OS ALUNOS DEMONSTREM ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO DA TEMÁTICA;

 

• OS ALUNOS DEVERÃO CRIAR UM CORDEL USANDO A ESTRUTURA POÉTICA E ILUSTRANDO COM XILOGRAVURAS TENDO COMO CONTEÚDO A TEMÁTICA “CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS”. O CORDEL DEVERÁ SER EXPOSTO, EXPLICADO DESDE A SUA CONSTRUÇÃO ATÉ O SEU CONTEÚDO E DEPOIS UM INTEGRANTE DO GRUPO O DECLAMARÁ.

​​

  • SITE DE ACESSO PARA REFERÊNCIAS DA PRODUÇÃO DO CORDEL E XILOGRAVURA

           SITE:  http://acorda.net.br/estrutura-do-cordelprojetoacorda/​

 

         VÍDEO PARA  APRENDER  FAZER  XILOGRAVURA:

​

​

​

ATIVIDADE: Viagem Virtual

Conhecendo a Cooperativa de Recicladores de Alagoas - COOPREL

 

INTRODUÇÃO: Sabemos que uns dos fatores responsáveis pela contaminação do solo , da água, e do ar, pode se dar por conta do lixo que não é organizado de forma correta em seu descarte. A ODS 3.9 tem como objetivo reduzir esses fatores reeducando o ser humano quanto ao descarte correto do lixo e desta forma reduzindo o número de mortes por conta da poluição do solo, da água e do ar. 

​

OBJETIVOS DA ATIVIDADE:

​

1. Utilizar o GOOGLE EARTH ( https://www.google.com/earth/ )como um recurso diferenciado para pesquisa e até mesmo levar ao conhecimento do aluno que ele pode conhecer, através desta ferramenta, qualquer lugar que tenha curiosidade;

​

2. O objetivo específico desta atividade é que os alunos conheçam, através do GOOGLE EARTH, a COOPREL, com o intuito de aprimorar ainda mais os conhecimentos adquiridos em sala de aula, pesquisas em casa, dentre outros, relacionados ao ODS 3.

​

3. Depois do estudo através da ferramenta, a professora deverá organizar uma caravana da escola até o local  e registrar a visita através de fotos tiradas na Cooperativa e de um relatório contendo os seguintes pontos:

​

RELATÓRIO ESCRITO SOBRE AS IMPRESSÕES DO USO DA FERRAMENTA E O PERCURSO COM A CARAVANA DA ESCOLA

. O que achou do percurso da escola até o local;

. Qual a diferença que sentiu ao ir pessoalmente e ao utilizar a ferramenta online;

. Quais as impressões sobre o local;

​

RELATÓRIO ESCRITO SOBRE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO LOCAL SOBRE A ODS ESTUDADA

. Quantas pessoas trabalham na Cooperativa;

. Quais as funções que elas exercem;

. Como surgiu a Cooperativa;

. Qual o impacto social que é causado pelo trabalho executado pelos funcionários da Cooperativa;

. Quais as melhorias que o aluno poderia sugerir para a Cooperativa;

. Qual o significado da experiência tanto online como também pessoalmente;

​

OBJETOS DO CONHECIMENTO (CONTEÚDOS):

1. Conhecer o percurso que leva à COOPREL e visitá-lo pessoalmente, caso haja interesse;

2. Registrar através de prints os pontos de referência do percurso de sua residência e também da escolar até a COOPREL através da ferramenta GOOGLE EARTH;

3. Registrar a COOPREL de diversos ângulos para conhecimento do prédio;

​

FOTOS DA LOCALIZAÇÃO DA COOPREL ATRAVÉS DO GOOGLE EARTH :

​

​

​

​

​

​

​

​

​

earth 09.png
eath 1.png

FAIXADA DA COOPREL RECICLAGEM:

earth 06.png
earth 07.png
earth 08.png

PONTOS DE REFERÊNCIA DA COOPREL:

earth 3.png

Posto de combustível Petrobras.

eath 2.png

ADELFIM

earth 04.png

Super Mercado Hiper Bom-Preço

bottom of page